3 fatores que podem afetar o funcionamento da energia fotovoltaica

O funcionamento da energia fotovoltaica pode ser comprometido caso não haja atenção e cuidado na escolha dos equipamentos e na instalação do sistema.

Ao optar por um sistema de energia solar, você dificilmente enfrentará problemas, isso porque o sistema tem uma ótima durabilidade e o custo de manutenção das placas solares é ínfimo.

Por isso, é importante apostar em equipamentos de qualidade e certificados, assim como profissionais competentes para realizar o projeto e evitar erros na instalação da energia solar.

Como se dá o funcionamento da energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica funciona por meio da captação da luz do sol com painéis solares. São esses painéis que convertem a energia solar em energia elétrica através do efeito fotovoltaico.

Os painéis solares, geralmente, são instalados nos telhados das residências, adequando-se à estrutura de acordo com avaliação e projeto definido.

Com isso, a energia é direcionada para o imóvel e pode ser usada normalmente por qualquer item que necessite de energia elétrica: geladeira, ferro de passar roupa, ar-condicionado, forno elétrico, etc.

A energia fotovoltaica pode ser instalada em dois formatos: on grid e off grid. O modelo on grid é ideal para residências em espaços urbanos, que são conectadas à distribuidora de energia local. Basicamente, é o modelo mais procurado e utilizado por quem procura economia aliada à sustentabilidade.

No caso do modelo off grid, a geração de energia é feita de forma autônoma, necessitando de baterias para armazenar a energia e controladores de carga. Ideal para áreas rurais que não têm acesso à energia pública. Ou ainda, para equipamentos autossuficientes, como sistemas de câmeras de segurança, rádio outdoor, motorhomes, sistemas de monitoramento instalado em caminhões, food trucks, luminárias e lâmpadas de jardim, etc.

Ainda assim, é preciso ficar atento a alguns fatores que podem interferir no bom funcionamento do sistema de geração de energia solar.

Fator 1 – Instalação inadequada

Para um bom funcionamento da energia fotovoltaica é fundamental que o projeto seja bem dimensionado e instalado. Caso contrário poderá perder a eficiência no funcionamento.

Tudo começa com o dimensionamento das quantidades de módulos solares a serem instalados e o posicionamento adequado no imóvel. Além disso, há determinação da tensão das correntes elétricas que servirão para dimensionar os inversores, cabos, dispositivos de proteção e baterias (no caso do modelo off grid).

Os sistemas fotovoltaicos são similares a outras instalações elétricas, por isso, devem ser projetados e instalados por profissionais habilitados ou empresas especializadas na área.

Painéis mal posicionados podem reduzir a captação do sol. Em áreas sujeitas a tempestades de raios pode haver problemas provocados pelas descargas e uma instalação mal feita pode levar a perda da geração de energia.

Por exemplo, instalar painéis num ponto da propriedade em que eles pegam mais área de sombra que luz solar durante o dia, não é a melhor opção, visto que a irradiação solar é fundamental na produção de energia.

Com isso, torna-se imprescindível escolher empresas com boas indicações no mercado e que utilizem equipamentos certificados conforme a legislação brasileira.

Desse modo, o sistema fotovoltaico funcionará com toda a sua eficiência garantindo o retorno previsto do investimento inicial.

Fator 2 – Módulos solares sujos

Um dos principais pontos de atenção no que diz respeito à manutenção do sistema é em relação à sujeira nos módulos solares, pois pode afetar o funcionamento da energia fotovoltaica.

Essa sujeira pode ser apenas acúmulo de poeira, mas também dejetos de pássaros, folhas, galhos, entre outros detritos que podem cair nos painéis.

Muitas vezes, as chuvas podem ser suficientes para limpar. A recomendação é realizar uma limpeza a cada 6 meses a 1 ano para que a geração de energia não seja prejudicada. Em regiões mais secas esse período pode variar.

Para isso, basta limpar os módulos utilizando um pano úmido ou uma mangueira, caso necessário.

Fator 3 – Manuseio incorreto

Qualquer impacto pode causar fissuras nos módulos e prejudicar o funcionamento da energia fotovoltaica. Sendo assim, não é recomendado andar sobre elas, por exemplo.

Caso identifique a necessidade de manutenção, acione a empresa responsável para que profissionais capacitados possam realizá-la.

Quando instalado e manuseado da forma correta o sistema fotovoltaico tem vida útil de mais de 20 anos.

Tire suas dúvidas sobre energia solar

A instalação dos sistemas fotovoltaicos requer conhecimento especializado e só deve ser realizada por profissionais capacitados.

Assim é possível evitar erros no projeto, danificação dos equipamentos, manutenção inadequada ou qualquer outro problema causado por ação externa que comprometa a geração de energia e o investimento realizado.

Contudo, se você ainda tem dúvidas sobre a geração da energia solar, baixe agora o Guia do consumidor: 15 perguntas e respostas sobre energia solar e acabe de uma vez por todas com suas dúvidas sobre esse investimento. O material é gratuito.

Quem somos

A Empresa

Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.

Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.

Quem somos

A Empresa

Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.

Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.

Open chat
Precisa de Ajuda?