Um sistema de segurança residencial Wi-Fi é uma tecnologia que dispensa grandes intervenções na infraestrutura do local de instalação e promove facilidade e comodidade no controle de equipamentos por aplicativos.
Além disso, a variedade de produtos e linhas específicas disponíveis no mercado também se adaptam aos diferentes objetivos e necessidades de cada casa.
Neste post, vamos entender quais são os benefícios e aplicações de um sistema de segurança residencial sem fio. Acompanhe!
Quando nos referimos a um sistema de segurança residencial, estamos falando de um projeto completo que reúne um conjunto de equipamentos que buscam proteger as pessoas e seus patrimônios.
Apesar de serem soluções diferentes, juntos, eles costumam compor a famosa tríade da segurança eletrônica: o controle de acesso, o monitoramento e o sistema de alarmes, ou seja, controle fácil de entradas e saídas, verificação do ambiente a qualquer momento e avisos imediatos em caso de invasão.
Algumas soluções tecnológicas contam com modelos de conexão Wi-Fi, como câmeras, sensores de presença, alarmes e videoporteiros, que permitem o acompanhamento da casa de qualquer lugar por meio de um aplicativo no smartphone. Sendo assim, você fica tranquilo com a praticidade de proteger seus animais, família e patrimônio, mesmo à distância
Mas atenção, antes de decidir quais aparelhos comprar, converse com um técnico para entender quais soluções se adequam às suas necessidades e às especificações da casa. Ele também vai ajudar você a descobrir quais produtos podem ser integrados e quais não podem.
Esses equipamentos de segurança wireless costumam ser bem simples de utilizar e alguns modelos permitem que o próprio morador faça a instalação, como no caso de câmeras internas.
No entanto, alguns dispositivos vão precisar da expertise do instalador, como na hora de colocar uma central de alarme, por exemplo.
Controle fácil de entradas e saídas
Imagine alguém entrar na sua casa sem permissão? Essa seria uma situação bem incômoda e mostra que a sua residência não está segura o suficiente.
Por essa razão, um sistema de controle de acesso é fundamental para impedir que pessoas sem autorização consigam acessar a sua residência.
A instalação pode ser realizada tanto em áreas externas, como portões de entrada ou garagem, quanto internas, como portas principais do apartamento ou casa. Veja quais equipamentos podem facilitar o gerenciamento de pessoas no seu lar:
Fechaduras digitais: específicas para portas de entradas, esse aparelho permite que o morador acesse a residência por meio de senhas, cartões de aproximação (conhecidos como Tags) ou biometria digital, o que dispensa uso de chaves e evita que cópias indevidas sejam realizadas. Além disso, é possível integrar esse equipamento a alarmes, sensores de porta aberta e travamento automático.
Videoporteiro: o principal diferencial desse equipamento é a possibilidade do morador ver e conversar com o visitante em tempo real mesmo quando estiver fora de casa. Basta utilizar um aplicativo no smartphone conectado à internet. A tecnologia ainda permite que as imagens sejam gravadas para a visualização posterior.
O sistema de segurança residencial Wi-Fi permite a conexão dos equipamentos, como câmeras, com aplicativo para smartphones. Isso possibilita que o morador tenha o controle da movimentação na sua casa de qualquer local do mundo, como no trabalho ou durante uma viagem, por exemplo, sendo necessário apenas conexão com a internet.
Entenda quais possibilidades de funcionamento o aplicativo permite para a verificação da residência a qualquer instante:
Monitoramento com imagens em tempo real: o morador consegue checar a casa, observar a movimentação no ambiente e verificar se está tudo em ordem, tudo isso na tela do smartphone e em tempo real, ou por meio da gravação das imagens. Esse recurso é fundamental para casas de praia e sítios que ficam sem visitas dos donos por muito tempo, além de contribuir para o acompanhamento de idosos, crianças e até animais de estimação.
Comunicação por voz: com o aplicativo, o morador também consegue ouvir o que está acontecendo na sua residência por meio da captação de áudio realizada pelo sistema de som da câmera. Com isso, há a possibilidade de interagir com pessoas ou animais domésticos presentes no ambiente.
Sistema de notificação em casos suspeitos: possibilita que o morador receba alertas e avisos no smartphone caso a câmera identifique alguma movimentação suspeita. Sendo assim, é possível configurar a notificação automática no próprio app.
Um sistema de alarme de segurança residencial Wi-Fi é um dos mais importantes para manter a proteção da residência.
Essa tecnologia funciona como o cérebro de toda a operação, monitorando todos os outros aparelhos na identificação de algum evento suspeito, para assim, emitir um alerta aos proprietários da casa ou a empresa de monitoramento, que acionará a polícia imediatamente se a invasão for confirmada.
Saiba quais os principais equipamentos que compõem o sistema de alarme sem fio:
Um sistema de segurança residencial Wi-Fi é um tipo de sistema de segurança sem fio e conta com uma série de equipamentos projetados para proporcionar diversas vantagens aos moradores, como:
Gostou das nossas dicas?
Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.
Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.