O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (19) o novo balanço de casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil. Os principais dados são:
Segundo levantamento do G1 junto às secretarias estaduais de saúde, havia 647 casos confirmados até 20h. O número é diferente porque dados estaduais foram divulgados após o fechamento do balanço federal, que ocorreu às 15h.
De acordo com o ministério, há transmissão comunitária em algumas áreas do país. A pasta cita dois estados, três capitais e uma região de um estado no Sul. A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.
A transmissão comunitária está configurada nos estados de São Paulo e de Pernambuco. Além disso, ocorre isoladamente em três capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (além das capitais de SP e PE, já incluídas acima).
Por fim, a pasta também considera o mesmo status apenas para o sul de Santa Catarina, mais especificamente a região da cidade de Tubarão. A declaração não vale para todo o estado.
Brasil tem 621 casos confirmados de coronavírus
Novos protocolos: mudança em postos
De acordo com o ministério, diante dos casos de transmissão comunitária estarem presentes em mais regiões, novas medidas serão adotadas em postos de saúde. Quando houver a transmissão comunitária no estado ou cidade, eles devem seguir o seguinte protocolo de atendimento:
De acordo com o secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim, recomenda que idosos acima de 60 anos – considerado como grupo de risco, façam distanciamento social perante a pandemia do novo coronavírus no Brasil.
“Recomendação é que os idosos só saiam de casa para atividades essenciais, comprar itens essenciais da sua vida, ir no mercado, na farmácia e em serviços de saúde ”, declarou o secretário.
Segundo o secretário, o isolamento domiciliar e o distanciamento social são “muito mais eficaz” do que fechar escolas, diminuir o trânsito de pessoas e fechar comércios.
“As pessoas ficam 14 dias em casa e depois voltam a sua vida normal, enquanto isso a gente vai ter circulação de pessoas que estarão isoladas, enquanto outras estarão mantendo as suas atividades normais” – Erno Harzheim, secretário de Atenção Primária à Saúde
Idosos devem seguir o seguinte protocolo para prevenção:
Na região Norte, há casos nos seguintes estados: Acre (3), Amazonas (3), Pará (1) e Tocantins (1). No Nordeste, há casos nos seguintes estados Alagoas (4), Bahia (30), Ceará (20), Paraíba (1), Pernambuco (28), Rio Grande do Norte (1) e Sergipe (6).
Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.
Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.