Como monitorar o dia a dia da sua empresa sem desrespeitar a lei e a privacidade

Monitorar um estabelecimento traz vantagens como evitar invasões, diminuir o risco de acidentes e criar um local moderno e inovador por meio de tecnologia para segurança. Mas, para além disso, também é uma maneira de acompanhar a rotina de trabalho dos colaboradores. Este tipo de ação é determinante para aumentar a produtividade e evitar prejuízos na empresa.

O monitoramento empresarial é uma solução útil para o empresário que precisa estar ausente das operações. Isso porque qualquer tipo de negócio está sujeito a ter prejuízos pela má conduta de funcionários. Seja por meio de furto em um pequeno comércio, falta de cuidados em um restaurante ou negligência com a carga horária no espaço de um prestador de serviços.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Provar/FIA e Felisoni Consultores Associados sobre Perdas no Varejo, 77% das empresas relatam perdas causadas pelos funcionários de até R$1 milhão por ano. Quando se trata de pequenos negócios, isso pode ser ainda mais acentuado devido à falta de investimento em segurança. A seguir, você vai entender como evitar prejuízos sem desrespeitar a privacidade dos seus colaboradores:

O que pode acontecer na sua empresa quando você se ausenta?

Imagine um pequeno mercado onde o proprietário possui um ou dois funcionários, e costuma estar presente no dia a dia de vendas. Eventualmente precisa se ausentar, e nessa oportunidade os colaboradores furtam pequenos itens. De imediato nada chama a atenção, pois não há sinais de arrombamento, como fechaduras quebradas e desordem. Assim, o prejuízo só seria notado quando o estoque fosse verificado.

Em outra situação, um restaurante conta com uma equipe de cozinha e o proprietário sai ocasionalmente para comprar ingredientes. Nesse momento, os colaboradores diminuem sua produtividade para executar tarefas de lazer durante o expediente, o que reflete financeiramente pela diminuição dos clientes.

Em ambos os cenários, a falta de uma estrutura de segurança e a ausência do empresário foram vistas como uma oportunidade para a má conduta de funcionários. Os resultados são prejuízos financeiros e a estagnação do negócio que não consegue evoluir. As pequenas e médias empresas são as que mais sofrem com esse tipo de ocorrência, justamente por não investirem em soluções de segurança.

Como evitar prejuízos na sua empresa enquanto estiver fora

Uma das maneiras mais efetivas de reverter ou prevenir as situações citadas acima é investindo em segurança eletrônica para o seu negócio. Isso não significa adquirir equipamentos complexos, com tecnologia avançada e de alto custo. Existem diversas possibilidades com ótimo custo-benefício que podem ser ideais para a sua empresa.

As câmeras de segurança, por exemplo, além de permitirem o monitoramento dos funcionários por meio de imagens, também desencorajam atitudes como o não cumprimento da jornada de trabalho ou até mesmo furto. 

Existem modelos com microfone embutido, que captam o áudio, além das imagens do ambiente. Os microfones também podem ser adquiridos separadamente, ideais para serem incluídos na solução de segurança (câmeras e gravadores). 

Já as fechaduras digitais, os sensores e alarmes podem impedir o livre acesso de todos os funcionários em áreas restritas.

Algumas tecnologias permitem o monitoramento de todos esses fatores à distância, por meio de aplicativo para celular. Isso dá a possibilidade de tomar decisões rápidas caso necessário, além de ficar sempre por dentro de tudo o que acontece no espaço físico do seu negócio.

O que diz a lei sobre monitorar empresa e funcionários

Otimizar a produção com foco no desenvolvimento da empresa é o objetivo principal do monitoramento eletrônico nos ambientes de trabalho. Por isso, é essencial respeitar a privacidade e cultivar um bom ambiente de trabalho entre os colaboradores. A ideia não é impor um controle aos funcionários, mas entender como melhorar a rotina no expediente.

Não existe uma lei específica que proíba ou determine como deve ser feito esse tipo de monitoramento. Entende-se que o proprietário pode fiscalizar seu espaço físico, porém sem ultrapassar limites de privacidade dos seus funcionários. 

É obrigatório, porém, avisar os funcionários que o ambiente está sendo monitorado, seja por vídeo, áudio ou ambos. Além disso, áreas como vestiários e banheiros não podem ser monitorados por câmeras e microfones.

Assim, independente da situação, o empresário deve respeitar a imagem, honra e intimidade dos seus colaboradores (conforme diz o artigo 5 da Constituição Federal). É preciso ter cuidado também com a forma como os dados são tratados mesmo no caso de alguma ocorrência. Equipamentos de segurança nas empresas são um exemplo de prática de monitoramento que não infringe a lei.

 

 

Quem somos

A Empresa

Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.

Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.

Precisa de Ajuda?