Você já pensou em ter uma Smart TV em casa? Ao pensar nisso, logo imaginamos ser necessário desembolsar um valor considerável para adquirir um televisor novo que venha com funções inteligentes de fábrica, mas não precisa ser assim. Existem diversas opções de como transformar TV em Smart TV que oferecem um ótimo custo-benefício.
Diferente das televisões convencionais, a Smart TV é um dispositivo inteligente com conexão à internet que permite acessar as principais plataformas de streaming de vídeo e áudio. Através de alguns dispositivos, é possível transformar uma TV convencional — inclusive os modelos mais antigos de tubo — em um aparelho inteligente.
Quer aprender como transformar TV em Smart TV e conhecer as vantagens de ter um televisor conectado à internet? Acompanhe o texto abaixo!
Como transformar TV em Smart pode trazer benefícios para a sua casa
Ter uma Smart TV em casa, assim como outros dispositivos inteligentes, traz benefícios como conforto e praticidade para o dia a dia. Com uma televisão conectada, você pode assistir séries, filmes e vídeos e ouvir música nas principais plataformas de streaming. Dependendo do dispositivo, também é possível jogar seus games favoritos.
Segundo a Associação Nacional de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), a possibilidade de integrar internet à televisão comum fez a busca pelo produto aumentar em 94% em 2021. Esse crescimento não é à toa! Há muitas vantagens de transformar TV em Smart, entre as quais podemos destacar:
- Prolongar a vida útil da sua TV: uma televisão tem vida útil de, em média, 10 anos. Ao conectar um dispositivo que transforma sua TV em Smart, você agrega novas funcionalidades ao aparelho, prolongando sua vida útil;
- Acesso a conteúdos: a principal vantagem em ter uma televisão inteligente é a variedade de conteúdos que podem ser acessados, visto que ela se conecta à internet. A maioria dos dispositivos que transformam TV em Smart tem memória e sistema operacional próprio que permitem baixar aplicativos e jogos. Dispositivos com sistema operacional Android TV certificado pelo Google têm aplicativos pensados para TV e que recebem atualizações, oferecendo uma melhor experiência ao usuário;
- Integração com outras soluções inteligentes: alguns dispositivos para transformar TVs em Smart podem se conectar a outros equipamentos inteligentes para automações residenciais. Com essa funcionalidade, é possível usar dispositivos, a exemplo da câmera com Wi-Fi e detector de movimento, como gatilho para ligar a TV. Outra possibilidade é dar um comando de voz a um smart speaker para criar um ambiente de cinema, alterando a iluminação e ligando a televisão e o ar-condicionado.
- Comando por voz: alguns dispositivos também respondem comando por voz, sem necessitar de integração com um Smart Speaker. Nesses casos, a função é geralmente acionada por meio do controle remoto do dispositivo.
Como transformar TV em Smart TV? Conheça as principais opções
Já vimos que ter uma televisão conectada traz muitas vantagens para você e a sua a casa. Há diversas opções de como transformar TV em Smart TV, e a melhor escolha depende de quais são os seus objetivos com o dispositivo.
Se você quer apenas ter uma televisão conectada à internet, qualquer uma das opções abaixo servirá. Mas se você procura alguma funcionalidade específica, esteja atento aos detalhes de cada opção. As principais são:
- Computador: apesar de não ser um dispositivo específico para transformar TV em Smart, o computador pode cumprir a função desejada. Ao conectá-lo à televisão por cabo HDMI, é possível espelhar a tela do computador e acessar os principais aplicativos e sites de streaming para assistir séries, filmes e vídeos e ouvir música. Não é a maneira mais prática de como transformar TV em Smart TV, mas é a mais acessível se você já possuir um computador em casa;
- Smart TV Box: é uma caixinha que se conecta à TV por cabo HDMI ou AV. O Smart Box TV é mais robusto, geralmente tem memória maior do que os outros tipos de dispositivos para transformar TV em Smart e conta com um sistema operacional próprio (geralmente Android). Assim, seus aplicativos e jogos podem ser baixados direto no dispositivo e ficam centralizados nele. Também é possível conectar periféricos via USB ou Bluetooth, como teclado, fone de ouvido e controle para jogos — transformando sua TV numa espécie de videogame;
- TV Stick: diferentemente do Smart Box TV, o TV Stick não permite conexão com periféricos, o que limita o seu uso no dia a dia. O equipamento também tem sistema operacional para acessar aplicativos. Ele se conecta à televisão como um pendrive, sendo plugado direto no televisor pela entrada HDMI.
- Chromecast: outra opção compacta para transformar TV em Smart é o Chromecast. A principal diferença entre o Chromecast e os dispositivos anteriores é que ele não possui sistema operacional próprio. Portanto, precisa de outros dispositivos para funcionar, já que espelha a tela de smartphones, tablets e computadores na televisão. Nesse sentido, o controle dele acontece por meio desses outros dispositivos.
Alguns modelos de Smart Box TV e TV Stick permitem integração com outros dispositivos inteligentes. No caso do Chromecast, a única integração possível é com o Smart Speaker do Google. Se você deseja montar uma casa inteligente, esse pode ser um ponto decisivo para a sua escolha.
Quer saber mais sobre tecnologia e produtos inteligentes? Conheça mais sobre a linha Izy da Intelbras e dicas para tornar sua casa cada vez mais conectada com os conteúdos do bolg