Entenda como é feita a instalação de energia solar

A instalação de energia solar é uma tarefa simples quando realizada por profissionais capacitados e com equipamentos de qualidade. A depender do tamanho do sistema, pode ser feita em apenas um dia.

 

Não à toa, nos últimos anos, milhares de brasileiros estão usufruindo das vantagens da energia solar. Ao todo, são cerca de 409 mil sistemas fotovoltaicos instalados no país, abastecendo não só residências, mas também comércios e indústrias.

Entre as principais vantagens da energia solar estão a economia de até 95% na conta de luz, o impacto reduzido ao meio ambiente e a durabilidade dos painéis solares — principais componentes do sistema de geração — que é de, no mínimo, 25 anos de funcionamento com 80% do seu desempenho original.

Mas, afinal, como é feita a instalação de energia solar? Existe um local onde a energia solar funciona melhor? Neste post vamos explicar esses e outros detalhes para você tirar as principais dúvidas sobre esse investimento.

Onde a energia solar funciona melhor?

Por ser um país tropical e com alta incidência solar, o Brasil encontra-se em uma vantagem frente a outros países que investem nesse tipo de energia, como Alemanha e Estados Unidos. Por essa característica climática, todos os estados brasileiros podem aproveitar o uso da energia solar fotovoltaica.

Assim, mesmo em regiões mais chuvosas, é possível investir na instalação de energia solar. Basta pensar nas características climáticas de outros países que, assim como o Brasil, também são líderes em energia solar.

Em 2020, um artigo publicado por professores universitários do Mato Grosso do Sul, evidenciou uma análise comparativa entre o aproveitamento fotovoltaico no Brasil e na Alemanha. A conclusão foi a de que os índices solares da região menos ensolarada do Brasil, ainda são maiores que os registrados na área de maior incidência solar da Alemanha.

Obviamente, é comum que os consumidores observem picos de geração durante o ano, como no verão.

Inclusive, um aspecto importante a observar na instalação de energia solar é o posicionamento dos painéis solares. O ideal é que sejam instalados num ponto em que as placas recebam luz solar na maior parte do dia.

Desse modo, é válido observar as construções próximas, árvores ou outros elementos que podem fazer sombra e interferir na produção de energia. Para isso, é fundamental que a avaliação e o projeto seja feito por um profissional capacitado, que identifique o local mais adequado e evite erros de instalação.

Energia solar: prevenção e economia

Como vimos, a instalação de energia solar vem crescendo no Brasil e a expansão se justifica não só pela alta incidência solar no país, mas pela economia que o investimento oferece.

Em junho de 2021, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aprovou o reajuste de 52% da bandeira da conta de luz, um peso no bolso do brasileiro. No entanto, quem gera a própria energia não precisa se preocupar com esses ajustes.

Com um sistema fotovoltaico ligado à distribuidora local, a redução da conta de luz pode ser de até 95%, nesse caso as únicas taxas cobradas na conta de luz são aquelas referente aos serviços de iluminação pública e do serviço disponibilizado pela concessionária. Além disso, é possível obter créditos com o sistema de compensação de energia.

É válido observar que não é preciso ter uma conta de luz com alto valor para compensar a instalação de energia solar. Você pode fazer uma simulação para estudar a viabilidade da instalação de um sistema na sua casa ou empresa.

Acesse o simulador solar da Intelbras e descubra quanto você pode economizar em um ano!

Juntando tudo isso à facilidade de instalação de energia solar, não é difícil entender os motivos para que tantos brasileiros estejam buscando gerar a própria energia. A seguir, vamos entender melhor os detalhes da instalação!

Passo a passo da instalação de energia solar

facilidade da instalação de energia solar é uma outra vantagem do investimento, visto que os módulos fotovoltaicos podem ser adaptados a diferentes tipos de empreendimentos com instalação por meio de estruturas fixadas no telhado ou no solo.

Acompanhe o passo a passo básico:

  1. Após um especialista visitar a propriedade onde o sistema fotovoltaico será instalado, o profissional fará um projeto personalizado, de acordo com as suas necessidades;
  2. Com orçamento aprovado e o negócio fechado, começa a parte de contato com a distribuidora de energia. Na Intelbras, os profissionais das revendas autorizadas deixam a burocracia longe de você, o que envolve viabilização com a concessionária e solicitação de troca de relógio;
  3. Com tudo acertado, a instalação é feita. Agora é esperar e monitorar a geração da própria energia.

Importante ressaltar que a escolha de uma empresa capacitada para instalação de energia solar, além de produtos com qualidade certificada são essenciais para garantir a eficiência da produção de energia elétrica.

Para ajudar você a visualizar todos os detalhes da instalação de energia solar, criamos um Guia com 15 perguntas e respostas para você acabar de vez com qualquer dúvida sobre o tema. Clique no banner e baixe o seu!

 

Quem somos

A Empresa

Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.

Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.

Open chat
Precisa de Ajuda?