Desde a autorização da prática da telemedicina no Brasil, em abril de 2020, consultórios, clínicas e hospitais buscam estruturar essa opção de atendimento aos seus pacientes, oferecendo teleconsultas. A telemedicina consiste no uso de tecnologias para o fornecimento de informação e atenção médica à distância e é válida enquanto durar a pandemia.
Em função da velocidade de contágio da nova variante da Covid-19, a demanda por telemedicina vem crescendo desde o início deste ano. Como a modalidade ainda ganha força algumas operadoras de planos de saúde, inclusive, criaram assinaturas especiais somente para usuários de telemedicina. No entanto, além do cumprimento de obrigações legais e preocupações éticas, é preciso pensar na infraestrutura básica para a realização desses atendimentos remotos: da qualidade de conexão com a internet até recursos de áudio e vídeo.
Continue a ler o texto e conheça os principais equipamentos para que consultórios, clínicas e hospitais estejam preparados para as consultas online.
Desde a autorização da prática da telemedicina no Brasil, em abril de 2020, consultórios, clínicas e hospitais buscam estruturar essa opção de atendimento aos seus pacientes, oferecendo teleconsultas. A telemedicina consiste no uso de tecnologias para o fornecimento de informação e atenção médica à distância e é válida enquanto durar a pandemia.
Em função da velocidade de contágio da nova variante da Covid-19, a demanda por telemedicina vem crescendo desde o início deste ano. Como a modalidade ainda ganha força algumas operadoras de planos de saúde, inclusive, criaram assinaturas especiais somente para usuários de telemedicina. No entanto, além do cumprimento de obrigações legais e preocupações éticas, é preciso pensar na infraestrutura básica para a realização desses atendimentos remotos: da qualidade de conexão com a internet até recursos de áudio e vídeo.
Continue a ler o texto e conheça os principais equipamentos para que consultórios, clínicas e hospitais estejam preparados para as consultas online.
Da comunicação entre os profissionais da equipe de saúde ao envio de receitas médicas online, é preciso contar com um bom sinal wi-fi. Contratar um plano de internet com uma super velocidade é interessante, mas não adianta se a distribuição do sinal tiver inúmeros obstáculos. E é esse o papel do roteador, propagar o sinal com potência e capacidade suficientes para garantir a transmissão de dados naquele local.
O uso do aparelho adequado faz toda a diferença. Alta velocidade do link de internet, junto com o roteador certo, ajudam a evitar várias “dores de cabeça”. Afinal, nenhum profissional vai querer perder a conexão com o paciente durante um diagnóstico. Vamos imaginar que você é um psicólogo que atende em um pequeno consultório ou mesmo em casa, sendo assim, o uso de um roteador residencial com tecnologia Dual Band (2,4 e 5 GHz) ou Mesh já é uma boa opção.
Para clínicas e hospitais, ou seja, espaços mais amplos e com mais pessoas conectadas, são indicados modelos mais potentes, chamados de Access Point ou AP (“ponto de acesso” em português). Ao criar esses novos pontos, o AP aumenta a qualidade do sinal distribuído, subdividindo-o em várias redes de acesso. Com isso, é possível que um hospital disponibilize internet à gestão interna e também a eventuais visitantes, todos com senhas diferentes.
Para adquirir o Access Point ideal, é interessante que você já tenha conhecimento de algumas informações, como o tamanho do espaço, a velocidade do plano de internet e uma a média da quantidade de usuários conectados. Com a escolha do modelo certo, é possível ter alcance de até 400m² e atingir até 500 usuários simultaneamente. Por isso é sempre indicado buscar auxílio profissional na hora de investir nesse tipo de tecnologia.
Quantas vezes sua primeira pergunta em uma videochamada foi: ”Você consegue me ouvir?” Assim, tão importante quanto a qualidade da imagem é conseguir falar e ser ouvido. O som deve ser nítido e sem interrupções para que a comunicação não tenha nenhum tipo de desentendimento.
Nesse caso, é indicado que o profissional utilize um bom headset (conjunto de fone de ouvido com microfone acoplado) que ofereça diferenciais, como: redutor de ruídos de barulhos de fundo para que sons indesejados sejam neutralizados. Função busylight que é uma luz vermelha que acende quando você está em chamada, evitando interrupções naquele momento, e até mesmo facilidade com controles de ajustes nos auriculares e também no próprio cabo.
Pensando em teleconsultas feitas em casa, por exemplo, o antirruído é importante para que os barulhos tão comuns de fundo, como carros passando e pessoas que estejam conversando em outro cômodo, não atrapalhem o seu atendimento.
Uma imagem de qualidade é essencial para que a teleconsulta ocorra de forma agradável e cômoda, passando mais segurança ao paciente. Para ir além da câmera que vem integrada ao notebook e que nem sempre possui uma boa resolução, é interessante usar uma webcam separada.
Busque modelos de webcam com alta qualidade, Full HD (1080p), áudio com tecnologia beamforming (direciona os dados para onde eles estão, no caso do áudio, a pessoa que estiver falando) e cortina de privacidade, esta última garante segurança e privacidade cobrindo a lente quando a câmera não estiver em uso.
Além das teleconsultas entre médico e paciente, as instituições de saúde também precisam promover reuniões e conferências com as equipes de saúde e com a gestão da clínica ou hospital.
Para facilitar esses encontros, existem tecnologias que possibilitam em segundos organizar uma videoconferência ou audioconferência. Equipamentos completos, com alta qualidade de voz e imagem, portáteis (possibilitam o manejo de uma sala para a outra sem complicações) e de fácil instalação.
A solução em nuvem é o que tem de mais moderno no atendimento de grandes clínicas e hospitais. A novidade traz às empresas redução de custos, flexibilização no uso da telefonia, maior controle nos atendimentos, entre outras vantagens.
O PABX em nuvem, por exemplo, é uma plataforma para gestão de ramais telefônicos que:
Os nobreaks são responsáveis por proteger e proporcionar autonomia a equipamentos eletrônicos. Eles evitam a queima dos aparelhos quando houver incidência de raios, por exemplo, e garantem o funcionamento mesmo em casos de queda ou oscilação de energia, por meio de baterias. Podem ser instalados em centrais telefônicas ou em quaisquer salas de hospitais e clínicas com computadores.
Agora, se além do telefone fixo, você e sua equipe usam smartphone com frequência para se comunicar com os clientes, vale a pena adquirir cabos e carregadores USB de qualidade. Afinal, ninguém gosta de ficar sem bateria quando mais precisa e os carregadores modelos Fast e Quick carregam até três vezes mais rápido que os tradicionais. Por fim, os cabos vão ajudar você a conectar seu aparelho ao computador, coletando as informações pertinentes para o registro do atendimento.
O setor de saúde também participa ativamente da transformação digital que atinge diversos outros segmentos no mundo. O uso da inteligência artificial nessa área também está atrelado à telemedicina e suas frentes, como as teleconsultas, e promete trazer diversos avanços contribuindo até com o diagnóstico de doenças.
Os profissionais e clínicas que acompanham essa evolução e têm mostrado interesse em absorver as novas tecnologias, com certeza podem ser pioneiros na inovação de processos de atendimento. Para isso, precisam se manter atentos a tudo que surge de mais moderno no mercado.
Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.
Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.