O que é um PABX e como ele pode ajudar sua empresa?

 Do inglês Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados), o PABX é um aparelho muito comum em empresas e escritórios, pois permite que seja criada uma rede interna de telefonia, facilitando e trazendo eficiência à rotina de trabalho.

Estes equipamentos aperfeiçoam o sistema de comunicação, melhorando o atendimento e a comunicação corporativo, permitindo maior organização no ambiente profissional. Ao instalar o dispositivo, pode-se dar um destino correto às ligações, implantando um ramal por setor, ou ainda otimizar o trabalho, realizando chamadas simultâneas, por exemplo.

Conheça mais sobre as funções deste equipamento e as características dos PABXs analógico, híbrido e IP para escolher o que melhor se adequa às necessidades da sua empresa.

O que é um PABX?

O PABX nada mais é do que uma central telefônica. De um modo simplificado, o aparelho conecta-se diretamente à uma operadora de telefonia (com uma ou mais linhas), da mesma maneira que um telefone comum. O diferencial é que permite a conexão direta com outras linhas internas inclusive sem fio, por meio de ramais. Assim, de forma automática (após configuração feita pelo usuário) e sem a intervenção de um operador ou da telefonista, este equipamento direciona a chamada para o ramal escolhido.

O direcionamento das chamadas externas para os ramais e a possibilidade de comunicação interna oferece mais eficiência e rapidez no atendimento das demandas. Ainda possibilita uma economia de recursos, ao selecionar a opção (operadora ou plano) mais em conta para economizar no final do mês.

É possível, por exemplo, ligar para os ramais internos, assim como a transferência de ligações entre eles, sem custos extras e com sigilo total (fora da central não é possível ‘puxar’ o ramal e escutar a conversa como quando há dois aparelhos na mesma linha). A conexão externa é mantida, ou seja, cada ramal pode realizar chamadas normalmente para qualquer outro telefone (desde que esteja liberado para a função) e também é possível bloquear interurbanos ou chamadas para celular, se necessário.

PABX analógico, híbrido ou IP: qual escolher?

A principal função das centrais telefônicas é interligar ramais e linhas, sejam analógicos digitais e/ou IPs. Assim, pode-se encontrar no mercado três tipos disponíveis de centrais telefônicas: uma totalmente analógica, para linhas convencionais, outra voltada para a tecnologia IP – que utiliza a conexão de internet para chamadas – e outra híbrida que integra as diferentes tecnologias.

Vamos as características de cada um:

PABX analógico

O PABX analógico é a opção mais básica e de menor custo, sendo ideal para empresas de pequeno e médio porte que desejam profissionalizar sua comunicação. Suas principais funções são:

  • Seleção automática de linhas – na hora da ligação a central verifica o melhor plano que o cliente tem em cada linha, gerando mais economia;
  • Ramal econômico – programa um limite de tempo para cada ligação, como por exemplo o telefone de um colaborador pode ser programado para fazer chamadas de no máximo cinco minutos e quando passar do tempo a ligação cairá;
  • Controle das chamadas telefônicas internas e externas;
  • Chamada em espera;
  • Possibilidade de inserir um menu para encaminhar o atendimento (Atendimento Automático Digital por uma DISA – URA);
  • Possibilidade de programar um ramal para realizar o desvio externo;
  • Conexão com porteiros eletrônicos;
  • Possibilidade de integrar a um software de tarifação para realizar o controle de chamadas (Controller);
  • Transferência de chamadas;
  • Identificador de chamadas;
  • Reuniões por telefone (chamada em conferência);
  • Bloqueio no recebimento de chamadas a cobrar.

PABX híbrido

O PABX híbrido contempla todas as funções do analógico mas integra as tecnologias analógica, digital e IP. Assim, a empresa pode escolher em que momento usar a mais adequada às suas demandas. Veja mais algumas funcionalidades deste tipo de aparelho:

  • Seleção automática de linhas – na hora da ligação a central verifica o melhor plano que o cliente tem em cada linha, gerando mais economia;
  • Ramal econômico – programa um limite de tempo para cada ligação, como por exemplo o telefone de um colaborador pode ser programado para fazer chamadas de no máximo cinco minutos e quando passar do tempo a ligação cairá;
  • Terminais com tecnologia digital;
  • Maior capacidade de ramais;
  • Consulta de portabilidade para números celular – sua ligação sempre sairá pela operadora que possibilidade mais economia;
  • Estrutura flexível – a capacidade da central se molda de acordo com a necessidade da empresa;
  • Realização de chamadas com tecnologia IP;
  • Facilidade na configuração do sistema;
  • Possibilidade de interligação com outros PABX;
  • Possibilidade de interligação com computadores, que podem ser mais ramais;
  • Interligação entre matriz e filial através da tecnologia VoIP;
  • Possibilidade de programar um ramal para realizar o desvio externo;
  • Conexão com porteiros eletrônicos;
  • Possibilidade de inserir vários menus e submenus para encaminhar para diferentes áreas de atendimento (Atendimento Automático Digital por mais de uma DISA – URA).

Entenda melhor como funciona um PABX híbrido neste vídeo.

PABX IP

O PABX IP se assemelha bastante ao híbrido mas funciona de forma independente dos aparelhos e linhas telefônicas tradicionais (pode ser integrado). Ele utiliza a conexão de internet para garantir o tráfego de voz por meio de uma rede IP, por isso garante alguns recursos adicionais como:

  • Utilizar a mesma estrutura de cabeamento da internet para telefonia;
  • Ter mais qualidade nas chamadas com voz em alta definição;
  • Tornar o celular um ramal móvel por meio de um aplicativo instalado no aparelho;
  • Ter até 700 ramais disponíveis.

O aparelho possibilita que as ligações sejam feitas por um software instalado nos computadores da empresa. Para poder ter a qualidade necessária para chamadas empresariais, é válido ter conta em uma operadora VoIP e instalar softphones, garantindo o suporte de áudio necessário para realizar as funções.

Vale ressaltar que apesar dos benefícios, é importante contratar um técnico autorizado para elaborar o projeto e instalar corretamente a central telefônica IP. Apenas este profissional está capacitado e pode fazer com que o equipamento entregue todas as funcionalidades, além de realizar as atualizações e manutenções necessárias.

Um projeto de PABX apresenta um custo relativamente maior do que o analógico, porém, dependendo do cenário, ele oferece mais recursos e funcionalidades necessárias para médias e grandes empresas.

Para conhecer outras soluções em telefonia e ter ainda mais ganhos com um sistema de comunicação eficiente em sua empresa, acompanhe as atualizações do nosso blog ou acesse nosso portfólio de produtos. Se tiver dúvidas, entre em contato com nossos especialistas.

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