Para deixar o entendimento mais claro, vamos rapidamente relembrar o funcionamento dos telefones IP. Eles são aparelhos específicos que se conectam diretamente à rede de computadores recebendo voz e dados. Parecem com os telefones comuns, mas já são fabricados especificamente para utilizar conectados a redes de internet.
A principal diferença entre os aparelhos de telefones IP e os convencionais é a forma como a transmissão de voz é realizada. Enquanto o padrão tradicional utiliza a Rede Pública de Telefonia Comutada (RPTC) e precisa de uma operadora de telefonia para oferecer o serviço, a tecnologia IP emite e recebe os dados via internet. Por isso, é capaz de oferecer diversas vantagens às empresas, independentemente de seu porte. Veja as principais:
Além das vantagens gerais que citamos acima, é possível escolher um aparelho de telefone IP para cada caso de uso na empresa, de acordo com as funcionalidades oferecidas por cada equipamento.
Por exemplo, colaboradores podem utilizar uma versão diferente do que a usada pelos atendentes, que também tem um aparelho com funções específicas e diferenciadas em relação aos gestores e diretores.
Para este público, o recomendado são aparelhos de telefone IP (TIP 120, TIP 125 e TIP 235G) mais simples, com funções básicas para atender chamadas, utilizar o Viva-voz ou o headset, identificar chamadas e visualizar o histórico de ligações. É como um equipamento convencional, com algumas funcionalidades a mais.
Como estes profissionais realizam atividades específicas, o indicado é escolher um modelo de aparelho mais robusto (TIP 425 e TIP 435G). Eles também oferecem três formas de atendimento (viva-voz, headset e monofone), mas possuem um display maior e suportam mais contas VoIP cadastradas em um único aparelho. Ainda contam com teclas de acesso rápido programáveis, funções dedicadas como Captura, Flash, Mute e Rediscagem, e facilitam a visualização do status, a captura de chamadas e o acesso aos ramais, sinalizando os que estão sendo monitorados através de um módulo de teclas adicional.
Além de oferecer todas as funcionalidades dos modelos ‘mais simples’, os aparelhos de telefone IP destinados à gestores e diretores devem contemplar mais aplicações. Um exemplo são os modelos (TIP 638V) que contam com câmera e display colorido touch screen, que permitem ao usuário realizar chamadas de vídeo com qualidade, ampliando as formas de comunicação, ou os que possuem navegadores para acessar páginas e sites.
Conheça os modelos de telefones IP Intelbras, certamente um deles é o que sua empresa precisa para ter um sistema de telefonia completo, robusto e com excelente custo-benefício. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato com nossa equipe de atendimento.
Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.
Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.