Rack organizador: como escolher o melhor para sua instalação

Em projetos de redes, servidores e segurança, manter tudo em ordem é fundamental. Não tem coisa pior para um técnico do que receber um chamado de suporte ou manutenção e encontrar uma estrutura sem rack organizador, toda bagunçada, com cabos expostos e enrolados. Na primeira olhada, ele já sabe que levará muito mais tempo para concluir o serviço.

Por outro lado, se tudo está organizado, é muito mais fácil encontrar o problema e solucionar rapidamente. Por isso, antes de começar qualquer instalação, é preciso encontrar um bom rack organizador. Neste post, vamos ver o que é, qual a importância e como escolher o melhor para o seu projeto. Confira!

Rack organizador: o que é e qual a importância

Não importa se o projeto é grande ou pequeno: organizar equipamentos e cabos é crucial para prestar um serviço profissional, confiável e de qualidade. Por isso, a primeira coisa que um bom instalador busca ao fazer o planejamento é o rack organizador. Ele é uma caixa resistente, com compartimentos e aberturas, desenvolvidos especialmente para organizar infraestruturas de redes, instalações de switches, OLTS, sistemas de Telecom e CFTV.

A ideia é alocar os equipamentos de maneira correta, para evitar o desgaste causado por exposição ao sol e à poeira e, desta forma, aumentar a vida útil dos aparelhos. Além disso, são fundamentais para fazer o cabeamento estruturado. Entre as vantagens estão a redução de custos, melhora na segurança e facilidade para mudanças.

Os racks também são úteis para indicar a localização dos equipamentos, especialmente no caso de projetos maiores. Desta forma, é possível agilizar serviços de suporte e manutenção. Por fim, servem para impedir que pessoas não autorizadas ou sem conhecimento técnico mexam nos aparelhos e causem estragos.

A seguir, vamos ver quais características considerar na escolha de um rack organizador para o seu projeto.

Características dos racks de infraestrutura: o que levar em conta ao escolher

Há diversos modelos de racks de infraestrutura de TI disponíveis no mercado. A escolha do melhor para cada projeto depende se ele é grande ou pequeno, do número de equipamentos, estrutura da rede e espaço disponível. Veja a seguir as principais características para observar antes de adquirir um rack.

Tipo

Há uma variedade de tipos de racks. Os mini racks de parede são ideais para ambientes em que há pouco espaço e não é possível ocupar o chão. Eles já vêm com buracos para serem fixados na parede com segurança. Por isso, são a melhor opção para projetos pequenos e médios – em empresas e condomínios, por exemplo.

Também há racks de piso, que em geral são maiores, comportam mais equipamentos e cabos, e são indicados para projetos grandes, como servidores e data centers, por exemplo.

Tamanho

O tamanho dos racks organizadores é padronizado e indica o número de compartimentos, ou unidades, variando de 3U até 44U. Quanto mais equipamentos para proteger, maior o número de unidades. Mas sempre vale a pena investir em um modelo um pouco maior do que o projeto prevê. Assim, caso ocorram mudanças e seja preciso adicionar equipamentos, há espaço livre.

Material

O rack tem que ser resistente para proteger bem os equipamentos, robusto para não se deteriorar com o tempo e leve para facilitar o manuseio. Por isso, é bom prestar atenção no material de que é composto e também na pintura e acabamentos. Os melhores modelos são feitos de aço, com pintura eletrostática epóxi pó micro texturizado, acabamento anticorrosivo e têm portas de acrílico com chaves.

Instalação

Outro ponto para ficar atento é a facilidade de instalação e montagem. Os racks desmontáveis facilitam o transporte e mudanças. Há opções com peças e parafusos padronizados que tornam o trabalho mais prático e rápido. Além disso, observe se a abertura da porta é adaptável para a direita e esquerda – isso pode fazer muita diferença dependendo do local de armazenamento.

Saídas e ventilação

Esse é um aspecto essencial que não pode deixar de ser verificado ao escolher um rack. É preciso que ele tenha saídas para os cabos, abertura para sistema de ventilação – para evitar o superaquecimento quando há muitos aparelhos funcionando -, estrutura com ponto de aterramento e fechamento lateral com venezianas e fecho para abertura.

Levando isso em conta, você fará a melhor escolha, seus equipamentos estarão protegidos e a estrutura do seu projeto organizada!

Racks de parede

 

Estrutura desmontável e flexível, ideal para pequenos projetos. Garante alta proteção para seus equipamentos.

 
 

Racks de piso

 

Estrutura desmontável e fácil de montar, ideal para grandes projetos. Garante alta proteção para seus equipamentos.

 

Acessórios para racks

 

Linha exclusiva de acessórios, que reforçam a segurança e qualidade dos racks de piso e parede.

 
 
Quem somos

A Empresa

Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.

Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.

Facebook
Tweet
Contato
Open chat
Precisa de Ajuda?