Radiocomunicação: 6 motivos para utilizar o radiocomunicador
RC 3002 e 5000

Radiocomunicador: uma forma eficiente de integrar equipes

Comunicação rápida, fácil, de baixo custo e sem depender do sinal das operadoras de telefonia móvel: essas são algumas das vantagens do uso do radiocomunicador. Hoje, apesar da telefonia móvel ser a principal forma de contato, nem sempre é a melhor alternativa para alguns segmentos de empresas ou equipes esportivas, que precisam conectar seus integrantes com estabilidade e dispor de equipamentos mais ‘robustos’ para determinadas atividades.

Para não perder informações importantes durante o trabalho, nem perder tempo na tomada de decisão em uma competição, por exemplo, vale a pena contar com um radiocomunicador. Neste artigo, apresentamos os usos e as vantagens do equipamento.

Os diferentes usos do radiocomunicador

Segurança de shopping center, mestre de obras, organizadora de casamentos, praticante de rafting. São muitos os exemplos de profissionais que precisam do equipamento e as formas de uso do radiocomunicador. Quem busca este aparelho quer agilidade para se comunicar. Além disso, é possível manter as mãos livres para executar ao mesmo tempo outras tarefas com o uso de fones de ouvido – uma facilidade já inclusa em muitos destes equipamentos.

O radiocomunicador conecta as equipes de forma rápida, ajudando na tomada de decisão:

  • Em eventos – ganha-se mais agilidade na troca de informações entre as equipes de segurança, cozinha, técnica etc.;
  • Em empresas de instalação de equipamentos – há melhora nos atendimentos com a comunicação rápida dos atendentes com a central;
  • Na construção civil – em todos os pavimentos ou na entrada da obra, os profissionais podem trocar informações sobre o trabalho, ajustando demandas ou prevenindo situações de perigo;
  • Em equipes de segurança – a rápida comunicação entre os profissionais e entre eles e a central facilita o trabalho e ajuda a prevenir imprevistos ou a contornar situações complicadas;
  • Em equipes esportivas – a boa colocação em uma competição depende de decisões tomadas em segundos, assim como a segurança dos integrantes. Times de esportes de aventura, como rafting, escaladas ou de acampamentos ganham boa comunicação em áreas distantes.
Vantagens do radiocomunicador
  • Velocidade – com a comunicação em tempo real, não há necessidade de esperar chamar e o outro lado atender;
  • Eficiência – como apenas um usuário pode falar por vez, estimula um diálogo curto e objetivo. A duração média das ligações é de menos de um minuto, agilizando a comunicação da equipe;
  • Simplicidade – o equipamento é de fácil utilização, apenas sendo necessário apertar um botão para começar a falar.
6 motivos para utilizar o radiocomunicador RC 3002 e 5000

Utilizada em vários segmentos corporativos, ou até mesmo para fins particulares, a radiocomunicação está presente no dia a dia de empresas, órgãos públicos e pessoas que buscam uma forma ágil, prática e econômica para se comunicar.

Mas por que a radiocomunicação é tão utilizada?

Basicamente, porque nesse modelo de telecomunicação a transmissão de voz entre um ponto e outro é feita via radiofrequência, um bem de uso público, não tarifado, disponível 24 horas por dia.

Mas existem outros motivos, e iremos conhecê-los neste post.

Uma pesquisa realizada em 2014 pela Associação das Empresas de Radiocomunicação do Brasil  (Aerbras) apontou as motivações que levam empresas a utilizar radiocomunicadores.

Os dados mostram que 35% dos entrevistados usam esses equipamentos porque, segundo eles, proporcionam rapidez nos processos. Outros 28% citam a comunicação instantânea como o maior benefício agregado. Segurança e mobilidade também são bastante presentes entre as respostas.

Recentemente lançado pela Intelbras, o RC 5000 oferece, além dos benefícios citados acima, outras características e funções que o tornam um aparelho único no mercado de radiocomunicação. A seguir, vamos apresentar seis motivos que farão você escolher por ele na hora de adquirir um radiocomunicador.

1. Carregamento individual via cabo USB

Isso mesmo! O RC 5000 possui entrada USB (tipo-b) que é compatível com a maioria dos carregadores de celular, você também pode utilizar um o carregador portátil USB. Essa característica permite que o aparelho receba uma carga de energia em qualquer lugar, a qualquer hora, possibilitando que o usuário faça isso em seu carro ou computador, por exemplo.

Além disso usando o carregador original do produto, são necessárias, no máximo, 6 horas para recarregar o RC 5000. É o menor tempo de recarga entre todos os radiocomunicadores disponíveis no mercado.

Tem mais! A recarga pode ser feita individualmente, ou seja, sem a necessidade de os rádios estarem no mesmo espaço físico. Assim, um equipamento pode ser carregado a quilômetros de distância dos outros.

2. Compatibilidade com as mais variadas demandas

O RC 5000 é um equipamento que se adapta com facilidade a diversos tipos de necessidades, seja na área corporativa ou nas atividades de lazer.

Profissionalmente, pode ser utilizado por seguranças, vigilantes, trabalhadores da construção civil, cerimonialistas, enfim, profissionais de todo e qualquer segmento corporativo que necessitem de radiocomunicação.

Já nos finais de semana ou nas férias, o RC 5000 é ideal para trilhas, montanhismo, caminhadas, entre outras atividades de lazer e turismo nas quais há a necessidade de comunicação entre duas ou mais pessoas.

3. Facilidade para encontrar canais

Compatível com todos os radiocomunicadores analógicos do mercado, o RC 5000 rastreia todas as frequências disponíveis no local através da tecla scan. Com isso, você obtém o melhor da radiocomunicação em todo o raio de cobertura do aparelho com apenas um clique.

4. Alcance de até 20 quilômetros

De acordo com as condições do terreno, a comunicação entre radiocomunicadores RC 5000 pode alcançar até 20 km. Se você utilizá-lo em áreas rurais, por exemplo, onde não há obstáculos como prédios ou outros dispositivos de radiofrequência, é possível alcançar tranquilamente o limite máximo de alcance.

5. Procedência

O RC 5000 é devidamente homologado pela Anatel, conforme legislação vigente, aplicável a todos os equipamentos de radiocomunicação no Brasil.

Porém, existem atualmente no mercado aparelhos clandestinos, que são comercializados paralelamente. Esses dispositivos oferecem preços encantadores, mas não possuem a garantia de um radiocomunicador desenvolvido dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores. Nesses casos, o barato pode sair muito caro.

6. Individualidade na hora da compra

Não é só a recarga do RC 5000 que pode ser feita individualmente. Sua aquisição também. Diferentemente da maioria dos radiocomunicadores disponíveis no mercado, comercializados somente em pares, esse radiocomunicador Intelbras pode ser comprado em embalagens com um, dois ou três rádios.

Essa característica é interessante, por exemplo, para quem busca apenas repor um equipamento em seu sistema de radiocomunicação ou para qualquer situação na qual um radiocomunicador já é o suficiente.

 
Radiocomunicador RC 3002

O radiocomunicador RC 3002 proporciona a liberdade de se comunicar sem fio de forma rápida e eficaz, garantindo que você fique sempre em contato, seja no local de trabalho ou em uma atividade de esporte e lazer. Com recarga rápida em 3 horas e 16 canais de operação, o RC 3002 é perfeito para quem precisa de comunicação clara e sem longas interrupções.

Quem somos

A Empresa

Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.

Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.