Saiba como manter a casa segura sem gastar muito

Manter a família e a casa segura é uma das grandes preocupações dos brasileiros. O índice de violência, especialmente em grandes cidades, continua assustando e as cidades menores não ficam de fora e engrossam ainda mais as estatísticas negativas.

Ainda que muita gente acredite ser impossível impedir totalmente os crimes nas residências, o investimento constante em dispositivos e recursos de segurança são fundamentais para manter a casa segura e dificultar muito a vida de criminosos e pessoas com intenções menos nobres em relação ao seu patrimônio. A própria orientação de especialistas é essa, já que a maior parte dos delitos praticados serem situações de “oportunidade”. Entre um imóvel com uma série de barreiras e outra cujo risco da invasão seja menor, você sabe qual será escolhida pelos ladrões.

É claro que é possível usar de ideias e hábitos clássicos na hora de cuidar do que é seu, mas lembre-se que eles são métodos antigos. Logo, assim como você, os bandidos os conhecem há muito tempo e sabem exatamente como passar por eles sem sofrer praticamente nenhum tipo de prejuízo. Uma grade de janela pode ser quebrada; uma corrente de porta pode não funcionar depois do arrombamento com um pé-de-cabra; e para vencer uma cerca elétrica ou uma linha de arame farpado, basta um pouco mais de habilidade. Então, qual é a solução que verdadeiramente pode impedir o acesso de criminosos à sua casa ou local de trabalho?

Aliados na hora de deixar a casa segura, alguns equipamentos, como as câmeras de monitoramento, são bastante procurados. Porém, até pouco tempo, estes dispositivos ficavam fora do alcance de muitas famílias pelo investimento necessário em produtos e instalação. Mas este cenário mudou muito com a expansão e popularização das novas tecnologias.

É o que veremos neste artigo. Listamos produtos que irão ajudar na segurança residencial sem precisar gastar grandes quantias.

Conheça equipamentos para deixar a casa segura com baixo investimento

A principal restrição das famílias na hora de investir em segurança é comprometer o orçamento com produtos caros ou então iniciar grandes obras de instalação. Para ajudar a deixar a casa segura sem gastar muito, separamos quatro equipamentos bastante funcionais e de fácil utilização: sensor de presença para iluminação, câmera Wi-Fi, fechadura digital e porteiro eletrônico. Conheça cada um deles:

Sensor de presença para iluminação

sensor de presença para iluminação é acionado automaticamente sempre que detecta movimentos dentro do seu alcance. Se houver pessoas, animais ou carros em movimento em um determinado espaço coberto por ele, a luz se acende; quando saem daquele local, apaga-se.

Ao ser colocado nas áreas externas, como varandas, jardins e na entrada da garagem, vai anunciar a presença de pessoas ou carros. As luzes acesas servirão como um alerta toda vez que alguém se aproximar e podem, inclusive, intimidar um possível invasor. Existem modelos de sensores de presença que podem ser instalados como soquetes, da mesma forma que uma lâmpada é colocada.

Um ponto importante dos sensores de iluminação é a configuração do tempo que a lâmpada permanecerá acesa após o dispositivo detectar o último movimento (geralmente entre 10 segundos e 5 minutos). Assim, ele acenderá a luz e só a desligará quando passar o tempo ajustado e não for detectado mais nenhum movimento nesse intervalo.

Além da segurança, eles também ajudam a economizar energia. Há modelos que possuem célula fotoelétrica embutida, o que impede que as lâmpadas acendam ao identificar a aproximação de pessoas durante o dia. Esse tipo de recurso é muito importante e ainda mais eficiente quando já faz parte do sensor, pois elimina a necessidade de grandes intervenções na infraestrutura elétrica e a conexão com o relé pré-existente.

Câmera Wi-Fi

As câmeras Wi-Fi têm instalação facilitada, não sendo necessário quebrar paredes e passar vários cabos, nem modificar a estrutura dos ambientes. Isso porque, para funcionar, elas precisam apenas de conexão à internet e uma tomada. Podem ser utilizadas em ambientes internos e externos: entrada principal, garagem, jardim, área de lazer, sala, cozinha, escritório etc.

Outra facilidade é ter acesso às câmeras via smartphone, receber notificações por movimento, visão noturna, zoom, imagens HD e a possibilidade de acompanhar na hora tudo o que estão captando.

Além da visualização de imagens em tempo real, as câmeras Wi-Fi também podem gravar imagens em full hd. Basta adicionar o cartão de memória específico para essa solução, e ter suas imagens arquivadas.

Fechadura Digital

fechadura digital proporciona maior praticidade e facilidade para entrar e sair de casa, pois dispensa o uso de chaves. Ou seja, você não corre o risco de alguém ‘arrombar’ a porta com uma chave-micha, como acontece nas fechaduras convencionais.

Isso porque, as fechaduras digitais possuem alta resistência quanto a impactos e funcionam por meio de senhas (teclado touch), chaveiros ativados por RFID (identificação por radiofrequência) ou biometria. São encontrados modelos de embutir e de sobrepor  – esta última é colocada junto à maçaneta convencional da porta, não sendo necessária sua retirada. Entre as funções das fechaduras digitais para deixar a casa segura podemos destacar:

  • Sensor de Fechamento Automático – realiza o travamento automático da porta, ideal para quem costuma esquecer a porta aberta ou, até mesmo, para aqueles que estão sempre com as mãos ocupadas;
  • Alarme Antiarrombamento – em casos de tentativas de arrombamento da porta ou cinco erros sucessivos da senha é acionado um alarme sonoro;
  • Função Não Perturbe – permite que o usuário desabilite a abertura da fechadura pelo lado de fora quando quiser mais privacidade, por exemplo.

Porteiro eletrônico e vídeoporteiro

As portas e portões externos também ganham proteção para manter a casa segura, e sem deixar de lado a praticidade. A solução são os porteiros eletrônicos e videoporteiros que permitem verificar quem está chamando, atender e até abrir as portas sem sair de dentro de casa.

Uma das novidades deste segmento é o modelo totalmente sem fio. Além de oferecer praticidade por permitir a instalação sem a necessidade de passagem de cabos e fios de comunicação, ele permite abrir portões, saber se eles ficaram mal fechados e ainda receber uma ligação no celular quando alguém tocar a campainha da sua casa (função Siga-me). Esse último recurso é possível porque o aparelho também funciona como um telefone sem fio convencional, e pode ser ligado à rede da sua operadora de telefonia.

Também é possível registrar até mais dispositivos sem fio, entre ramais internos e externos, no telefone base. Dessa forma, haverá ganhos de funções, como transferência de chamadas, comunicação interna, conferência a três e instalando mais ramais externos, ainda aumenta o número de portões que serão monitorados.

Já o videoporteiro tem funções adicionais. Seu grande diferencial é unir áudio e vídeo, permitindo que, além de falar, o visitante seja visto por quem está em casa. A segurança aumenta, pois pode-se reconhecer pessoas mesmo à noite ou em momentos de pouca luminosidade. Outra possibilidade é interligá-lo a uma TV compatível para visualizar as imagens do portão em um canal específico, tendo ainda mais comodidade. O equipamento também tem a função “Siga-me”, para atendimento remoto das chamadas.

Quem somos

A Empresa

Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.

Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.

Open chat
Precisa de Ajuda?