Smart speakers: o que é e como funciona essa tecnologia

De forma simples e objetiva, os smart speakers são aparelhos que se conectam à internet e são capazes de realizar uma série de tarefas por meio de comandos de voz do usuário.

 

Afinal, os avanços nas áreas de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning permitiram verdadeiras revoluções para o mercado de bens de consumo. Smart TVs, smartphones, smartwatches e até mesmo eletrodomésticos inteligentes que, aos poucos, adentram nossas casas e tornam nosso dia a dia mais prático e cômodo.

Nesse sentido, o desenvolvimento dos smart speakers reforça os conceitos de casas inteligentes e de Internet da Coisas (IoT).

A ideia de criar dispositivos inteligentes, automatizados, conectados à rede e capazes de coletar e transmitir dados é permitir ao usuário uma maior capacidade de automação e integração das tecnologias presentes ao seu redor, tanto na residência quanto no escritório.

Mas, afinal, o que são smart speakers, o que eles são capazes de fazer e quais são suas principais funcionalidades? Descubra a seguir!

O que são smart speakers e como eles funcionam?

Os smart speakers foram desenvolvidos para funcionarem como verdadeiros assistentes pessoais, trazendo mais praticidade para a vida do usuário e sendo capazes de centralizar muitas frentes da tecnologia residencial, conectando-se a outros dispositivos smart compatíveis.

Basicamente, eles são compostos por três partes:

  • microfone: para que o usuário consiga realizar comandos de voz, como ligar luzes, tocar uma playlist, abrir a porta, por exemplo;
  • caixa de som: para que o aparelho possa responder aos comandos que receber, tocar músicas e emitir alertas;
  • inteligência artificial: que permite ao dispositivo interpretar e responder de acordo com as interações realizadas, como avisar sobre os compromissos do dia.

De acordo com dados da Strategy Analytics, 28 milhões de smart speakers foram comercializados no mundo apenas no primeiro trimestre de 2020. Até 2024, a agência prevê cerca de 640 milhões de aparelhos comercializados.

Dados como esses demonstram a importância que esse tipo de dispositivo, interativo e integrado, vem ganhando junto ao consumidor, trazendo novas possibilidades e oportunidades para diversas marcas.

Principais funcionalidades e possibilidades dos smart speakers

A integração entre os smart speakers e outros aparelhos inteligentes coloca a inteligência artificial à disposição do usuário e abre diversas portas para novos hábitos dos consumidores, que podem executar e programar uma série de tarefas. Alguns exemplos são:

  • Ajudar nas tarefas domésticas: uma funcionalidade bastante prática dos smart speakers é a possibilidade de contar com um verdadeiro assistente pessoal para tarefas domésticas. Dessa forma, o usuário pode perguntar por uma receita, adicionar itens à lista de compra e programar lembretes, por exemplo, entre outras tarefas;
  • Ajustar a temperatura do ambiente: seja um aparelho de ar-condicionado ou um sistema de calefação, os smart speakers permitem ao usuário ajustar a temperatura apenas por comandos de voz. Também é possível programar horários e temperaturas para que os aparelhos funcionem. Para isso, os aparelhos devem ser compatíveis com a tecnologia;
  • Controlar outros aparelhos inteligentes: os smart speakers podem se integrar a outros dispositivos para casas inteligentes, como lâmpadas, tomadas, controladores, interruptores e Smart TVs compatíveis com Amazon Alexa e Google Assistente. Desse modo, é possível centralizar todos os seus comandos e funcionalidades;
  • Controlar smartphones: a sincronização entre smart speakers e smartphones facilita ainda mais a vida do usuário. Por meio da habilitação de serviços (Skills) na sua conta, é possível, por exemplo, pedir um Uber, refazer um pedido no IFood ou tocar uma playlist do Spotify sem a necessidade de ter o celular em mãos;
  • Gerenciar agendas: com um simples comando, o usuário pode adicionar compromissos, lembretes e eventos na sua agenda virtual, ou pedir que o assistente de voz informe as atividades do dia;
  • Contribuir com a acessibilidade: quando dispositivos inteligentes são integrados ao assistente voz, há promoção de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais relacionadas à visão, audição, mobilidade e desenvolvimento cognitivo. Isso porque a pessoa pode configurar ações por app, comandos de voz e até combinar recursos visuais.
Amazon Alexa e Google Assistente: qual a diferença?

Basicamente, eles são o serviço de voz baseado na nuvem e a inteligência artificial que operam no seu smart speaker. Ou seja, eles não são o aparelho em si, mas o sistema operacional pelo qual o speaker irá funcionar.

Desse modo, existem modelos de assistentes de voz fabricados no Brasil que usam a Amazon Alexa ou o Google Assistente para executar os comandos.

Como escolher o melhor smart speaker?

Como vimos, o smart speaker é um aparelho criado para facilitar a rotina, trazer praticidade e comodidade para as tarefas pessoais e domésticas. Então, para escolher um modelo que atenda às suas necessidades, é preciso colocar na balança alguns aspectos, como:

  • Compatibilidade: antes de adquirir um smart speaker, é essencial checar se ele é compatível com os dispositivos que você possui e deseja controlar e com os aplicativos que mais utiliza;
  • Conectividade: procure por modelos com conexão Wi-Fi e Bluetooth para ter mais flexibilidade ao sincronizar dispositivos;
  • Design: os aparelhos costumam ser bem discretos e simples, mas vale observar o tamanho caso queira praticidade para transportar. Além disso, verifique se há botões para controle de volume e para ativar e desativar o microfone e a assistente;
  • Qualidade do som: para garantir uma boa experiência, é crucial contar com caixas de som de alta qualidade para reproduzir as informações solicitadas;
  • Carregamento: veja se o aparelho possui alimentação via USB, que permite recarregar a bateria tanto por meio da energia elétrica quanto por carregadores portáteis.

 

Quem somos

A Empresa

Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.

Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.

Open chat
Precisa de Ajuda?