Tecnologia de telefonia: qual a vantagem do Codec Opus para VoIP

A tecnologia VoIP tem sido cada vez mais implantada por empresas para reduzir custos e ter mais qualidade em suas ligações, o que é possível, entre outros fatores, graças ao codec do sistema. Neste post, conheça o Codec Opus para VoIP e saiba como esse recurso proporciona uma qualidade ainda maior em chamadas.

O que é o Codec Opus

O Codec Opus é um recurso para compactar e descompactar dados e que melhora a maneira de utilizar a banda larga através de canais com maior disponibilidade. Apesar de não ser tão conhecido pelo seu nome, é um dos mais utilizados na internet. Facebook Messenger, WhatsApp e outros aplicativos de comunicação usam este codec.

Além disso, o Opus é uma parte obrigatória do padrão WebRTC – Web Real-Time Communication –, portanto, todo navegador moderno possui suporte para executá-lo. Alguns sistemas operacionais, como Windows 10, macOS, iOs e Android têm suporte nativo para o Opus.

Funcionamento e características do Opus

O Opus é um codec aberto, livre de patentes e muito versátil, podendo funcionar, isto é, comutar dados, de dois diferentes modos: CELT – para música e voz de alta qualidade – e SILK – para voz e voz de banda larga.

Um dos diferenciais do Opus – que também oferece um modo híbrido SILK e CELT – é o fato de trabalhar com a sintetização da voz. Assim, o recurso codifica e decodifica mais e em qualidade superior.

Por que usar o Codec Opus para VoIP

O Opus tem um conjunto de recursos que funcionam em diferentes ambientes. Claro que, por ser um padrão na internet, sua utilização se popularizou, mas seu desempenho justifica o uso também na telefonia VoIP. A seguir, conheça dois dos seus principais benefícios.

Baixa latência de áudio

A baixa latência de áudio é fundamental para chamadas telefônicas, pois é preciso ter interatividade em tempo real entre os pontos da conexão. A internet possui algumas latências inerentes, e os codecs não adicionam mais durante o processo de comutação de dados. A latência do Opus é de 26,5 ms, considerada muito curta e de alto desempenho, o que o torna ideal para comunicações VoIP.

Controle de fluxo integrado

Uma das característica do Opus é sua capacidade de lidar com perdas de bits e de pacotes de dados. Mas o que isso significa?

Mesmo admitindo que algumas perdas acontecem numa transmissão e que, por isso, será necessário uma retransmissão, devemos também concordar que não há muito tempo para fazer isso em uma chamada telefônica, não é mesmo? Para que essa perda seja minimizada, mecanismos de controle de fluxo são usados para impedir que um remetente encaminhe mais informações que a capacidade do receptor.

O Opus possui, ainda, controle de fluxo integrado. Este recurso permite uma otimização veloz e dentro da fidelidade ideal para a largura de banda disponível. Sua taxa de bits variável – de 6 kb/s até 510 kb/s – minimiza a largura de banda e mantém a qualidade.

Já para as perdas de pacotes, o Opus utiliza outros mecanismos para sacrificar a largura de banda por uma qualidade superior.

Por que usar tecnologia VoIP na sua empresa

Se a sua empresa não tem tecnologia VoIP – Voice over Internet Protocol – , está hora de considerar sua implantação para usufruir da qualidade dos aparelhos com Codec Opus.

A VoIP é composta por diferentes tecnologias que possibilitam chamadas de voz pela internet, e é uma alternativa à Rede Telefônica Pública Comutada – RTPC – ou telefones fixos regulares. Para as chamadas internacionais e de longa distância, representa muita economia. Veja outras vantagens a seguir:

Redução de custos

O único consumo envolvido em uma chamada VoIP é do pacote de internet contratado pela sua empresa. Em chamadas que não dependem de uma linha telefônica convencional, não há custos extras.

Infraestrutura e instalações simplificadas.

Não há necessidade de instalar equipamentos caros ou de hardware no local. A tecnologia VoIP pode usar a mesma estrutura de cabeamento da sua internet, principalmente com a telefonia em nuvem.

Facilidade de uso

As configurações do ramal podem ser feitas no próprio telefone IP, sem precisar fazer ajustes na central telefônica.

Recursos avançados de comunicação disponíveis

Os telefones VoIP oferecem outros recursos avançados e considerados premium por operadoras de telefonia tradicionais, como encaminhamento de chamadas, filtragem com bloqueio de chamadas, identificador de chamadas, entre outros.

Invista em telefonia VoIP e usufrua do Codec Opus

Para inovar e otimizar a comunicação da sua empresa, investir em telefonia IP é uma excelente estratégia. Com essa tecnologia e o uso de aparelhos com Codec Opus para VoIP, não somente os custos em chamadas podem ser reduzidos, como também é possível atender melhor seus clientes e aumentar seus ganhos.

6 contas SIP e interface de rede Gigabit Ethernet

 
 

O V5501 é homologado, seguindo as normas da Anatel, e possui suporte para até 6 contas SIP, permitindo que as ligações sejam feitas pela internet.

 

Maior economia

 
 

Com o suporte a PoE, os dados e a energia são transmitidos pelo mesmo cabo, economizando no investimento em infraestrutura.

 
Quem somos

A Empresa

Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.

Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.

Open chat
Precisa de Ajuda?