O segmento de soluções de tecnologias para condomínios tem crescido bastante nos últimos anos. À disposição, há todo tipo de alternativas para ampliar a eficiência dos serviços e economizar dinheiro dos condôminos. Síndicos e administradoras estão cada vez mais atentos às novidades – e quanto mais conhecem sobre assunto, melhor conseguem identificar os conjuntos de soluções capazes de aumentar a qualidade de vida dos moradores que vivem sob sua responsabilidade.
E há razões para isso. A preocupação com a segurança é crescente, em todo tipo de condomínios: residenciais ou comerciais, novos ou antigos, grandes ou pequenos, centrais ou periféricos. Na vida cotidiana, muitas pessoas circulam pelas áreas comuns desses empreendimentos. Há desde moradores e seus visitantes até entregadores de delivery e prestadores de serviço de reparo. Gerenciar essa intensa movimentação, evitando situações constrangedora ou indesejadas, é fundamental.
Por mais que pareça que esse tipo de investimento não vale a pena para certos tipos de construções, ou que os benefícios não compensam o tamanho do investimento, quem pensa duas vezes rapidamente muda de ideia.
Um exemplo simples e bem objetivo sobre os impactos do uso de tecnologias para condomínios é o das portarias. Imagine um condomínio com 50 apartamentos. O gasto mensal para fazer funcionar uma portaria 24 horas, todos os dias da semana, com funcionários, soma cerca de R$ 20 mil. Esse custo pode ser reduzido em até 70% caso a opção seja por trocar a mão de obra humana por um sistema integrado de tecnologia de controle de acesso.
Muitos tipos diferentes de soluções, cada uma desenhada para dar conta de uma questão, seja relacionada a segurança, comunicação e até acesso à internet, estão disponíveis atualmente. Você conhecerá abaixo algumas delas.
A segurança é uma das maiores preocupações dos moradores de um condomínio. Pudera. As estatísticas de assaltos a condomínios são alarmantes. Muitas vezes, fatos indesejados acontecem por conta da adoção de métodos pouco eficientes para o acompanhamento do fluxo de pessoas no empreendimento. Ainda é comum que as portarias realizem o controle de acesso de visitantes ou prestadores de serviço com anotações em um caderninho ou folha de entrada.
Com as soluções tecnológicas disponíveis atualmente, é possível elevar tremendamente o nível de segurança de um condomínio e das pessoas que circulam nele. Aqui, você conhecerá algumas das ferramentas mais recomendadas:
Sistemas de controle de acesso permitem o registro e o gerenciamento detalhado das informações das pessoas e dos veículos que circulam nos condomínios. Isso é feito por meio de dispositivos de identificação – sejam eles teclados para a digitação de senhas, leitores de chaveiro (tag), controle remoto ou impressão digital.
Como toda a movimentação é registrada e mantida, é possível saber que moradores entraram ou saíram do condomínio, em que horário, quem liberou o acesso em cada entrada e que método de verificação da identidade foi utilizado.
Outras possibilidades, como obter imagens dessa movimentação gravadas por câmeras integradas ao sistema ou conceder acessos específicos a prestadores de serviço, também estão disponíveis.
Com um cadastro detalhado dos moradores – incluindo fotos, placas de veículos, históricos de acesso e outras informações – a identificação deles pelos funcionários da portaria ou pela empresa de monitoramento fica mais fácil e precisa.
Circuitos de vídeo permitem que os moradores saibam exatamente quem os chama da portaria sem a necessidade de sair de dentro dos apartamentos. Um porteiro de vídeo é instalado na área externa do prédio e um aparelho receptor, dentro do apartamento. Isso aumenta a segurança, porque evita a exposição desnecessária das pessoas.
Alguns aparatos tradicionais utilizados na segurança de ambientes residenciais ou comerciais passaram por verdadeiras transformações nos últimos anos, ampliando – e muito – o seu nível de eficiência. Ao mesmo tempo, tecnologias absolutamente novas e inacessíveis até pouco tempo atrás passaram a ser aplicadas com bons resultados no monitoramento de prédios e outras áreas. Alguns exemplos são os seguintes:
Um dos principais desafios para a administração de um gestor de condomínio é a comunicação entre os moradores. Em uma era em que as soluções online e offline se fundem, há maneiras de resolver isso com o auxílio da tecnologia. Permitir, por exemplo, que o interfone sirva como canal direto entre os condôminos, sem precisar passar pela intermediação de um porteiro, é uma estratégia inteligente.
Uma comunicação clara e alinhada é o começo da resolução de uma série de possíveis obstáculos em um condomínio, inclusive relacionados à segurança. Conheça algumas ferramentas que podem auxiliar nessa tarefa:
É possível melhorar a experiência dos condôminos, seus visitantes e prestadores de serviços adotando soluções tecnológicas especificamente desenhadas para isso nos condomínios. Algumas das ferramentas mais procuradas dizem respeito a aspectos de segurança nos prédios, comunicação e acesso à internet. Desde que a decisão de adotá-las seja tomada em conjunto, os resultados costumam ser surpreendentes em vários aspectos – inclusive o financeiro. Ainda que seja considerada um investimento, a implementação de ferramentas tecnológicas proporciona, em contrapartida, a economia do dinheiro de todos com os benefícios que assegura aos condomínios.
Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.
Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.