Telefonia em Nuvem na transformação digital: entenda o seu papel

Sem dúvidas, fazer e receber ligações totalmente pela internet é um grande avanço da telefonia em nuvem na transformação digital.

E, uma prova disso, é que muita gente já utiliza esse serviço de modo tão automático que nem se dá conta dessa revolução. Uma simples videochamada via WhatsApp ou Skype é um exemplo do uso da telefonia em nuvem.

Mas, e para as empresas? Vamos entender como a telefonia em nuvem na transformação digital consegue atender às novas demandas, elevando o atendimento empresarial a outro nível. 

Vamos lá!

O que é telefonia em nuvem

Também chamada de telefonia cloud, a telefonia em nuvem é o sistema que permite fazer e receber chamadas totalmente pela internet, sem a necessidade de linhas analógicas de telefone.

Sim, isso é possível graças à tecnologia Voip (Voice Over Internet Protocol). Cujos dados de áudio e vídeo são enviados por meio de endereços IP. 

Na prática, para que haja uma ligação em nuvem, será preciso providenciar:

  • conexão de internet;
  • dispositivo para as ligações (computador, tablet, smartphone, telefone IP ou telefone analógico com adaptador);
  • aplicativo ou software para ser a interface do sistema de ligação;
  • uma conta Voip (no caso de empresas que utilizam o sistema e precisam de recursos profissionais). 

Aliás, para as empresas, a telefonia em nuvem recebe o chamado PABX em nuvem (PABX Cloud ou PABX Virtual). Que transforma o atendimento em uma central telefônica ao dividir o mesmo número em diferentes ramais. Sem nenhum fio ou equipamento envolvido. 

Ou seja, a telefonia em nuvem é uma telefonia sem fio. E que também pode ser adaptada aos equipamentos analógicos da empresa, tornando-se flexível.

Por isso, podemos dizer que a telefonia em nuvem na transformação digital tem uma grande importância. Não é mesmo?

Transformação digital nas empresas: como funciona 

Bom, é preciso saber que a transformação digital é uma mudança de mentalidade que as empresas precisam passar para acompanharem os avanços tecnológicos. 

Portanto, mais do que investir em novas tecnologias para aperfeiçoar e otimizar os processos, é necessário que haja essa mudança de mentalidade. Voltada à inovação que esses sistemas proporcionam.

Eis os quatro pilares da transformação digital.

1 – Processos internos mais eficientes;

2 – Melhor experiência do cliente;

3 – Mais inovação tecnológica na empresa;

4 – Vantagem competitiva e geração de valor. 

Para isso, as empresas passam por algumas etapas.

Alinhamento de gestão

Nessa etapa, ocorre a reunião de alinhamento entre a diretoria da empresa. 

O objetivo é entender como a transformação digital melhora os processos organizacionais, quais os atuais gargalos e o que pode ser aperfeiçoado pela tecnologia. A partir daí ficará mais simples escolher em quais tecnologias investir. 

Planejamento e metas 

Bem, como a transformação digital diz respeito a uma mudança de mentalidade que resulta em atitudes práticas, é hora de planejar as etapas.

Nesse caso, a empresa precisa responder aos seguintes questionamentos:

  • Quais são as ferramentas tecnológicas que serão implementadas?
  • Quais os objetivos dessas ferramentas?
  • Em quais datas elas serão adquiridas? 
  • Quando serão implementadas?
  • Quais os colaboradores responsáveis por essas implementações? 
  • Quando a equipe será treinada?
  • Quais as métricas para acompanhar essa implementação? 
Implementação de novos processos

Nessa etapa, ocorre a compra dos sistemas tecnológicos. Além do treinamento da equipe e do monitoramento dos resultados.

Sendo assim, é aqui que a telefonia em nuvem na transformação digital será colocada em prática. Lembrando que as ferramentas precisam melhorar a rotina das equipes. E resultar na melhora da experiência do cliente. 

Digitalização 

Primeiramente, a transformação digital tem tudo a ver com a digitalização dos processos. Que nada mais é do que passar os dados físicos para os meios digitais.

Cabe à empresa verificar se todos os procedimentos possíveis já foram digitalizados. Assim, investindo ainda em protocolos de segurança e backup dos dados.

Telefonia em Nuvem na transformação digital: como atua

Observe que, a telefonia em nuvem na transformação digital cumpre os 4 pilares básicos dessa mudança.

1 – Processos internos mais eficientes: a telefonia em nuvem na transformação digital integra sistemas e oferece funcionalidades que tornam o atendimento mais eficiente.

2- Melhor experiência do cliente: com um atendimento ágil e ferramentas de autoatendimento, o cliente fica mais satisfeito.

3 – Mais inovação tecnológica na empresa: a telefonia em nuvem na transformação digital é o sistema de telefonia mais moderno que existe até o momento.

4 – Vantagem competitiva e geração de valor: o sistema ágil e tecnológico aumenta a percepção de valor dos produtos e serviços da empresa, gerando mais competitividade.

A seguir, separamos os principais benefícios de investir na telefonia em nuvem na transformação digital.

Ferramenta online

A telefonia Cloud é 100% digital e funciona pela internet. Esse fato já permite uma grande mobilidade da equipe, pois é possível se comunicar entre os ramais. Além de atender às chamadas dos clientes e fornecedores de onde o colaborador estiver. 

Gerenciamento inteligente de chamadas

A interface do sistema de telefonia em nuvem é simples, intuitiva e atualizada em tempo real. Isso é um ponto positivo para a gestão de telefonia da empresa. Pois, é possível monitorar algumas métricas importantes do atendimento ao cliente. 

Mais controle e segurança

A telefonia em nuvem na transformação digital possui os mais modernos recursos de segurança de armazenamento dos dados, tornando as ligações seguras. O acesso ao sistema é feito por meio de senhas. Assim, fazendo com que apenas pessoas autorizadas utilizem os recursos. 

Mais flexibilidade

Fazer e receber ligações da empresa pelo smartphone, encaminhar a ligação a outro ramal que esteja em outra cidade, fazer videoconferências com os colaboradores… Toda essa flexibilidade é importante nos tempos de hoje, em que o cliente precisa de um atendimento mais eficiente. E a telefonia em nuvem na transformação digital resolve todos esses desafios de forma simples. 

Redução de custos

A telefonia em nuvem na transformação digital não requer grandes investimentos. Em alguns casos, é possível até mesmo utilizar os aparelhos já existentes. Adaptando-os aos recursos digitais. O valor das ligações também costuma ser mais atraente em relação a outros planos de telefonia.  

Gestão baseada em dados 

Por fim, a telefonia em nuvem na transformação digital cumpre muito bem o papel de uma gestão baseada em dados. Pois, eles são um dos ativos mais importantes dos negócios.

Saber em tempo real a quantidade de ligações recebidas, quais problemas foram solucionados na primeira ligação e qual o tempo médio de atendimento, por exemplo, são dados importantes para analisar, aperfeiçoar e melhorar a satisfação do cliente.

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Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.

Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.

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