Sem dúvidas, fazer e receber ligações totalmente pela internet é um grande avanço da telefonia em nuvem na transformação digital.
E, uma prova disso, é que muita gente já utiliza esse serviço de modo tão automático que nem se dá conta dessa revolução. Uma simples videochamada via WhatsApp ou Skype é um exemplo do uso da telefonia em nuvem.
Mas, e para as empresas? Vamos entender como a telefonia em nuvem na transformação digital consegue atender às novas demandas, elevando o atendimento empresarial a outro nível.
Vamos lá!
Também chamada de telefonia cloud, a telefonia em nuvem é o sistema que permite fazer e receber chamadas totalmente pela internet, sem a necessidade de linhas analógicas de telefone.
Sim, isso é possível graças à tecnologia Voip (Voice Over Internet Protocol). Cujos dados de áudio e vídeo são enviados por meio de endereços IP.
Na prática, para que haja uma ligação em nuvem, será preciso providenciar:
Aliás, para as empresas, a telefonia em nuvem recebe o chamado PABX em nuvem (PABX Cloud ou PABX Virtual). Que transforma o atendimento em uma central telefônica ao dividir o mesmo número em diferentes ramais. Sem nenhum fio ou equipamento envolvido.
Ou seja, a telefonia em nuvem é uma telefonia sem fio. E que também pode ser adaptada aos equipamentos analógicos da empresa, tornando-se flexível.
Por isso, podemos dizer que a telefonia em nuvem na transformação digital tem uma grande importância. Não é mesmo?
Bom, é preciso saber que a transformação digital é uma mudança de mentalidade que as empresas precisam passar para acompanharem os avanços tecnológicos.
Portanto, mais do que investir em novas tecnologias para aperfeiçoar e otimizar os processos, é necessário que haja essa mudança de mentalidade. Voltada à inovação que esses sistemas proporcionam.
Eis os quatro pilares da transformação digital.
1 – Processos internos mais eficientes;
2 – Melhor experiência do cliente;
3 – Mais inovação tecnológica na empresa;
4 – Vantagem competitiva e geração de valor.
Para isso, as empresas passam por algumas etapas.
Nessa etapa, ocorre a reunião de alinhamento entre a diretoria da empresa.
O objetivo é entender como a transformação digital melhora os processos organizacionais, quais os atuais gargalos e o que pode ser aperfeiçoado pela tecnologia. A partir daí ficará mais simples escolher em quais tecnologias investir.
Bem, como a transformação digital diz respeito a uma mudança de mentalidade que resulta em atitudes práticas, é hora de planejar as etapas.
Nesse caso, a empresa precisa responder aos seguintes questionamentos:
Nessa etapa, ocorre a compra dos sistemas tecnológicos. Além do treinamento da equipe e do monitoramento dos resultados.
Sendo assim, é aqui que a telefonia em nuvem na transformação digital será colocada em prática. Lembrando que as ferramentas precisam melhorar a rotina das equipes. E resultar na melhora da experiência do cliente.
Primeiramente, a transformação digital tem tudo a ver com a digitalização dos processos. Que nada mais é do que passar os dados físicos para os meios digitais.
Cabe à empresa verificar se todos os procedimentos possíveis já foram digitalizados. Assim, investindo ainda em protocolos de segurança e backup dos dados.
Observe que, a telefonia em nuvem na transformação digital cumpre os 4 pilares básicos dessa mudança.
1 – Processos internos mais eficientes: a telefonia em nuvem na transformação digital integra sistemas e oferece funcionalidades que tornam o atendimento mais eficiente.
2- Melhor experiência do cliente: com um atendimento ágil e ferramentas de autoatendimento, o cliente fica mais satisfeito.
3 – Mais inovação tecnológica na empresa: a telefonia em nuvem na transformação digital é o sistema de telefonia mais moderno que existe até o momento.
4 – Vantagem competitiva e geração de valor: o sistema ágil e tecnológico aumenta a percepção de valor dos produtos e serviços da empresa, gerando mais competitividade.
A seguir, separamos os principais benefícios de investir na telefonia em nuvem na transformação digital.
A telefonia Cloud é 100% digital e funciona pela internet. Esse fato já permite uma grande mobilidade da equipe, pois é possível se comunicar entre os ramais. Além de atender às chamadas dos clientes e fornecedores de onde o colaborador estiver.
A interface do sistema de telefonia em nuvem é simples, intuitiva e atualizada em tempo real. Isso é um ponto positivo para a gestão de telefonia da empresa. Pois, é possível monitorar algumas métricas importantes do atendimento ao cliente.
A telefonia em nuvem na transformação digital possui os mais modernos recursos de segurança de armazenamento dos dados, tornando as ligações seguras. O acesso ao sistema é feito por meio de senhas. Assim, fazendo com que apenas pessoas autorizadas utilizem os recursos.
Fazer e receber ligações da empresa pelo smartphone, encaminhar a ligação a outro ramal que esteja em outra cidade, fazer videoconferências com os colaboradores… Toda essa flexibilidade é importante nos tempos de hoje, em que o cliente precisa de um atendimento mais eficiente. E a telefonia em nuvem na transformação digital resolve todos esses desafios de forma simples.
A telefonia em nuvem na transformação digital não requer grandes investimentos. Em alguns casos, é possível até mesmo utilizar os aparelhos já existentes. Adaptando-os aos recursos digitais. O valor das ligações também costuma ser mais atraente em relação a outros planos de telefonia.
Por fim, a telefonia em nuvem na transformação digital cumpre muito bem o papel de uma gestão baseada em dados. Pois, eles são um dos ativos mais importantes dos negócios.
Saber em tempo real a quantidade de ligações recebidas, quais problemas foram solucionados na primeira ligação e qual o tempo médio de atendimento, por exemplo, são dados importantes para analisar, aperfeiçoar e melhorar a satisfação do cliente.
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