Vantagens da energia solar para postos de gasolina

A energia solar para postos de gasolina já é uma realidade para vários empresários do ramo. Afinal, é um investimento bastante viável para quem deseja reduzir os custos com energia elétrica, melhorar a competitividade e ainda ter sobra de recursos para trabalhar em outras melhorias.

Para explicar como isso é possível, separamos neste post as principais vantagens da energia solar para postos de combustíveis. Confira!

Consumo de energia em postos de gasolina

Você que é dono ou gestor de um posto de gasolina deve estar familiarizado com o alto consumo de energia elétrica desse tipo de negócio, certo? Quando colocamos na balança e pensamos nas vendas de combustíveis, o alto consumo vem acompanhado de um faturamento que também é alto.

No entanto, a conta pesa devido a outros fatores, como a manutenção da loja de conveniência. Muitas vezes, o uso de freezers, refrigeradores, máquinas de café e outros equipamentos eletrônicos precisa ser mantido por 24 horas e não há possibilidade de redução.

Embora a tecnologia tenha avançado e proporcionado equipamentos que consomem menos energia, os freezers e refrigeradores continuam sendo vilões da conta de luz.

Para não ficar refém das oscilações da tarifa de energia, muitas empresas decidem aplicar medidas de redução de custos para garantir a sobrevivência do negócio. Assim, investir em sistemas fotovoltaicos para postos de combustíveis é a solução que, além de trazer economia, pode se tornar um chamariz de clientes. Quer ter mais detalhes sobre isso? A seguir, conheça as vantagens da energia solar para postos de gasolina:

Promove a redução de custos

Uma das principais vantagens de investir em sistemas fotovoltaicos é a economia na conta de luz que pode chegar a até 95%.

Isso ocorre pelo fato da energia solar utilizar painéis fotovoltaicos para captar a luz do sol e convertê-los em energia elétrica.

O sistema fica ligado à rede da distribuidora de energia da sua região, mas a geração é própria. Ou seja, você vai consumir o que produz. Na conta de luz, constará apenas a cobrança de taxas mínimas obrigatórias, umas delas referente à iluminação pública, por exemplo.

Além disso, você também fica protegido contra os aumentos tarifários da energia elétrica, que são comuns em períodos de crise energética.

Garantia de retorno do investimento

Estima-se que o retorno do investimento (ROI) em energia solar aconteça em 5 a 6 anos. Assim, com a economia de energia elétrica proporcionada, após esse período todo o valor investido é recuperado. E o melhor de tudo: seu sistema estará ativo e a economia continuará. O sistema de geração de energia solar funciona por, pelo menos, 25 anos.

Outro aspecto positivo é que existem diversas linhas de financiamento disponíveis. É possível conseguir opções com bons prazos de carência e juros baixos.

Isenção de impostos

Quem optar por investir em energia solar possui alguns incentivos fiscais. Entre eles, está a isenção do imposto de importação sobre alguns equipamentos do sistema fotovoltaico não fabricados no Brasil.

Há também a isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que deixou de ser obrigatório com o ajuste SINIEF 2.

Outro imposto que deixa de ser cobrado é o Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS), determinado pela lei nº13.169.

Compensação de créditos

Ao gerar energia solar é possível que haja excedente, ou seja, uma produção maior do que a necessária pelo posto de gasolina. Com isso, a energia que sobra é injetada na rede da concessionária, que redistribui em troca de créditos para a unidade consumidora.

Esses créditos podem ser descontados na conta de luz ou direcionados para outras propriedades, desde que tenham a mesma titularidade e a mesma distribuidora de energia. Podem ser usados em até 60 meses.

Assim, quem possui mais de uma unidade de posto de gasolina em regiões próximas ou outros imóveis para geração de energia solar, pode se beneficiar da compensação de créditos.

Manutenção simplificada

A manutenção das placas solares não exige nada além da retirada de impurezas superficiais que podem diminuir a eficiência. Basicamente, as placas precisam absorver a irradiação solar, desse modo, não podem estar bloqueadas por áreas de sombra ou sujeira em excesso.

Para limpá-las, basta um pano úmido ou uma mangueira, a depender da necessidade. Em alguns lugares, a água da chuva já cumpre esse papel.

Estrutura favorável

A energia solar para postos de gasolina também se beneficia da estrutura. Por causa dos telhados grandes, que são comuns nesses locais, há facilidade para instalação do projeto.

É possível usar os painéis solares como cobertura (telhado) do próprio posto de combustível, do estacionamento ou da área de deck da loja de conveniência. Além de contribuir com a estética, é uma iniciativa sustentável que pode atrair o público.

Vale lembrar que é importante que seja feita uma avaliação do local por profissionais qualificados para identificar a melhor solução.

Assista ao vídeo: Como funciona a Energia Solar em grandes negócios

Possibilita investimento em melhorias

Com a redução da conta de luz, o gasto que existia anteriormente pode ser redirecionado para melhorias no posto de gasolina.

Alguns exemplos são: modernização do empreendimento, aumento da equipe, reformas na loja de conveniência, aquisição de equipamentos de segurança eletrônica, investir em uma estratégia de marketing, entre outros. Com isso, é possível gerar mais receita, atrair mais clientes e ganhar uma vantagem competitiva frente aos outros concorrentes.

Pense, o que você mudaria no seu negócio se tivesse sobra de caixa?

Como implementar energia solar para postos de gasolina?

Se você chegou até aqui, é provável que o investimento em energia solar tenha ficado bem atrativo para o seu posto de gasolina. Para isso, conte com a ajuda e experiência da Intelbras em todas as etapas do processo.

Indicamos os melhores parceiros para trabalhar no seu projeto, bem como onde comprar os produtos necessários para instalação. Utilize o  simulador para saber o quanto você pode economizar.

 

 

Quem somos

A Empresa

Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.

Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.

Quem somos

A Empresa

Fundada em 1994, a Nataltel é revendedora autorizada da Intelbras no estado do Rio Grande do Norte e referência em produtos e serviços nas áreas de segurança, telecomunicações e redes.

Especializada em centrais telefônicas para empresas e condomínios, cabeamento estruturado, câmeras e sistemas de monitoramento.

Open chat
Precisa de Ajuda?